sexta-feira, dezembro 26, 2008

"portugas" no seu melhor...

Durante o dia de ontem e hoje, os noticiários (e as 1ªs páginas dos jornais) bombardeiam-nos com uma estúpida brincadeira de uns alunos que apontaram uma pistola de plástico a uma professora...
Acaso não haverá assuntos mais dramáticos para publicitar?
Que merda de jornalismo é este?!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro amigo, desta vez não lhe vou dar razão. O ASSUNTO É SÉRIO MESMO.

No meu tempo, uma cena destas dava direito a uma suspensão de pelo menos 15 dias ou mesmo expulsão. Claro que então imperava a ditadura onde a palavra respeito tinha significado. Nenhum professor toleraria uma cena dessas!

Hoje, trata-se apenas duma brincadeira, sem mais consequências.

Mas, pela atitude da professora, não me parece que ela estivesse a apreciar a brincadeira. Quando comunicou a ocorrência à directora, embora não querendo dramatizar – talvez para não sofrer eventuais consequências – também não terá mostrado uma grande disposição.

A directora diz que o assunto estava resolvido porque os alunos pediram desculpa à professora e esta aceitou. Desculpas porquê? Se se tratou duma brincadeira inofensiva!

Os sindicatos dos professores pediram um inquérito e eventual responsabilização, como lhes competia. Se não o fizessem para que é que serviriam os sindicatos?

Agora, quando ouço as associações de pais dizer, primeiro que a culpa é dos professores porque não têm coragem para impedir a entrada de telemóveis na sala de aulas (para poderem também levar os seus!). Depois, que a culpa é dos sindicatos que teriam promovido a divulgação do filme nos orgãos de comunicação social, com objectivos de destruir a ESCOLA. Mais, que as declarações do representante do sindicato faz lembrar os tempos do PREC.

Se esse senhor sabe do que está a falar, saberá que nesse tempo o professor só dava aulas se os alunos estivessem para aí virados. E ainda assim passavam o tempo da aula a conversar e a brincar uns com os outros. E o professor(a) não podia reagir senão era pior.

É bom lembrar que os pais de hoje são “produto” desses tempos. Talvez por isso não tenham capacidade para ensinar aos seus filhos que os professores têm de ser respeitados para poderem cumprir a sua missão. Talvez por isso não tenham moral para responsabilizar os seus filhos pelos erros que cometem fruto das falhas de educação da sua responsabilidade. Talvez por isso pensem que o melhor caminho é endossar a culpa para os professores (ou, como se costuma dizer, para o sistema), fragilizando a já de si débil autoridade dos professores.

Os pais não entendem que, deste modo, NÃO EDUCAM, NEM DEIXAM EDUCAR!

O que se passou pode não ter sido assim tão grave. Gravíssimo, porque irresponsável, foi a forma como o assunto foi tratado pelos demais intervenientes.

Que chatice isto ter vindo para a comunicação social - agora vamos ter de fazer qualquer coisa!

Um abraço.

GPS

Camilo disse...

Amigo GPS,
Para lhe ser franco, ( e porque "apanhei por tabela"),neste tema, fico sempre numa encruzilhada.
Pelos alunos?!
Pelos professores?!
De quem é (será)...a culpa?
Preferia não me manifestar, mas... ... ...
Concordo com o Amigo:
Sim vamos ter de fazer qualquer coisa, mas...
E O SENHOR GOVERNO, o tal que só se preocupa com coimas, radares de velocidade,fumadores, ASAE e demais?!!!
(O Ensino não dá lucro ao estado)