terça-feira, abril 23, 2013

NAVIO "ANGOCHE" ASSALTADO HÁ 42 ANOS!!!



Apr 4, '11 7:46 AM
by Fernando for everyone

No dia 23 de Abril de 1971 - vai fazer 42 anos no fim deste mês - o navio "Angoche" foi assaltado em alto mar, na costa de Moçambique, quando ia em viagem para o Norte.

Os 22 tripulantes foram levados para a Tanzânia e assassinados em Nachingwea, uma base da Frelimo.

Supõe-se que o assalto tenha sido feito por meios navais soviéticos, talvez um submarino e foram encontradas manchas de sangue no navio, o que prova que foi usada violência contra os tripulantes.
O jornal "Notícias" de Lourenço Marques foi impedido pela Comissão de Censura de divulgar qualquer informação, o mesmo acontecendo com os jornais de Lisboa.
O jornal "Star" de Joanesburgo, que era vendido na esquina do "Continental", em Lourenço Marques, começou a referir-se ao assunto a partir da última semana desse mês de Abril de 1971. As informações eram poucas e as suposições eram muitas. "Diz-se", "fala-se", "supõe-se"...
O mesmo acontecia com a Rádio Brazaville e a Rádio RSA de Joanesburgo, que transmitiam em português. Ou com as emissões em inglês da BBC e da Voz da América. Todas escutadas por mim em Onda Curta.
Nunca ouvi a Rádio Moscovo e a "Voz da Frelimo" (através da Rádio Tanzânia) referirem-se ao assunto em Abril/Maio de 1971, apesar de eu as escutar todos os dias para o efeito.
Ainda hoje permanece o mistério sobre o que teria acontecido aos tripulantes e a um provável passageiro (chamava-se José António e era "patrão de rebocadores", comandando o leme do barco que fazia diariamente a travessia Lumbo / Ilha de Moçambique), que viajavam a bordo do navio "Angoche".

Só 3 dias depois, a 26 de Abril de 1971, o navio foi abordado pelas autoridades portuguesas, pelo que houve quem se interrogasse em Moçambique se não teria sido tempo demais para dar pela falta de um navio daquele tamanho e com uma carga daquela natureza.
Usou-se o clásico raciocínio do "Motivo, Meios e Oportunidade" para tentar peceber o que se tinha passado:

- Motivo e Oportunidade: a Frelimo e a União Soviética, porque o "Angoche" transportava material de guerra;
- Meios: apenas a União Soviética, porque a Frelimo não tinha meios navais para um assalto em alto-mar.
Por motivos óbvios estratégicos e porque um acto de pirataria contra um navio mercante civil não honra particularmente quem o pratica, a URSS nunca falou no assunto.

Três anos depois, com o golpe militar de 25 de Abril em Lisboa, desapareceu o relatório secreto sobre o assunto.

Assim se passaram 41 anos sem que a opinião pública tivesse tido o direito de saber o que se passou.

Haverá pessoas daquele tempo que sabem o que aconteceu ou que tiveram acesso ao relatório.

É tempo de quebrarem o silêncio!

6 comentários:

Da Serra disse...

Muito bem.
Agora, com o novo regime russo, não seria possível "coscuvilhar" o que realmente se passou?

Camilo disse...

A... ex-URSS terá vergonha, possivelmente, de ser enxovalhada num GOLPE DE... PIRATARIA!!!

Camilo disse...

A sua questão tem RAZÃO DE SER:
Até vou mais longe:
E QUE TAL, o "novo regime russo"... colocar cá fora os ARQUIVOS que foram ROUBADOS LOGO APÓA A ABRILADA???
- Nesses arquivos, estarão os documentos dos piratas-do-ANGOCHE... e as TRAIÇÕES DE OUTROS PIRATAS que não quiseram correr RISCOS com a descoberta dos seus nomes e dos seus ASSASSINATOS!!!

Camilo disse...

QUEM ROUBOU OS ARQUIVOS E OS LEVOU PARA MOSCOVO, LOGO APÓS A ABRILADA???

Camilo disse...

E PORQUE NÃO SE DISCUTE ESTE ASSUNTO A NÍVEL NACIONAL???
- PARA QUANDO UMA INVESTIGAÇÃO???
- QUEM TEM MEDO DELA???
...
E-L-E-M-E-N-T-A-R!!!!!!!!

Victor Elias disse...

CAMILINHO... PARA QUEBRAR A MONOTONIA DOS NOMES:
QUANDO FALAS DO ANGOCHE HAVERÁ LOGO QUEM TREMA COM MEDO DE PODEREM DESCOBRIR QUE HÁ MÃO DE ALGUNS MIGUEL DE VASCONCELOS E AGORA HÁ A HIPÓTESE DOS TESTES DO ADN. ELES FALAM EM CSI PARA INGLÊS VÊR, POIS AS NOSSAS AUTORIDADES DE INVESTIGAÇÃO SÃO BOAS QUANDO ALGUÉM SE VAI ENTREGAR, POIS AÍ APANHAM LOGO OS MALANDROS. PORQUE JULGAS QUE ABRIRAM O CASO 'MADI'? PARA ENGANAR PAPALVOS.
O ANGOCHE LEVAVA A SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS DA GUERRA EM MOÇAMBIQUE, QUE NÃO ERAM MAIS QUE UMAS BOMBITAS... QUE A FRELIMO VENDEU A BOM PREÇO A QUEM AS QUIZ COMPRAR, E ESSE COMPRADOR ATÉ É DA ESFERA SOVIÉTICA.
JÁ FALEI DEMAIS, MAS ISTO É APENAS UMA PISTA VEÍCULADA PELA PRÓPRIA PIDE.
OS ARQUIVOS QUE FORAM PARA MOSCOVO JÁ ESTÃO MAIS QUE BEM ESCOLHIDOS, COM O QUE INTERESSA MANTER MICROFILMADO E O QUE É PARA ESQUECER... DESTRUÍDO!
O PCP FEZ UM BOM TRABALHO COM A REMOÇÃO DOS ARQUIVOS PARA A RÚSSIA, COM AJUDA PRECIOSA DAS 'COMISSIONES OBRERAS DA JUVENTUDE DE MÚRCIA', QUE ERA A MENINA DOS OLHOS DO SANTIAGO CARRILHO.
A HISTÓRIA JAMAIS SE PODERÁ FAZER, PORQUE MORREM OS QUE A VIVERAM... E OS OUTROS NÃO LHES INTERESSA FAZER ONDAS.