segunda-feira, maio 31, 2010

Chico Buarque desmente Sócrates

Mais uma mentira
... que a comunicação-social-do-costume, branqueou!!!
Depois de ter passado pela maior cidade Lusófona do mundo sem dar a mínima importancia a Comunidade Portugues que aqui vive e trabalha, José Sócrates chegou ao Rio de Janeiro para um Forum de cacaracá e criou um factóide: o compositor Chico Buarque supostamente teria pedido a intervenção do presidente Lula para que um café da manhã fosse agendado entre ele e o Primeiro Ministro de Portugal.
O gabinete do Primeiro Ministro divulgou a nota para a Comunicação Social brasileira.
Hoje, Chico Buarque vem a público e desmente: quem quis o encontro foi José Sócrates, não se sabe bem por que nem para que.
E Chico indignou-se com isso.
A imprensa luso-brasileira foi solenemente ignorada mas, segundo o colega David Dinis enviado especial para acompanhar a visita de José Sócrates ao Brasil e a Venezuela até para ele e certamente outros profissionais da Comunicação Social, declarações de José Sócrates foram difíceis de obter.
Ou seja, a Corte se desloca, gasta o dinheiro do contribuinte portugues e satisfações, nenhumas!!!E ainda cria factóides para aparecer nas páginas dos jornais !!!
E José Sócrates... enfim, fica difícil acreditar que um mentiroso contumaz seja, de fato, Primeiro Ministro de Portugal.
Visita
Acaba mal encontro com Chico Buarque por DAVID DINIS, enviado ao Brasil e à Venezuela Ontem Sócrates foi tomar um café a casa do músico.
A pedido deste, disse o seu gabinete.
Chico Buarque desmentiu-o categoricamente.
Pelos melhores e piores motivos, a passagem de José Sócrates pelo Rio de Janeiro foi uma verdadeira aventura.
Como em qualquer história há, porém, pelo menos um registo que o primeiro-ministro leva para casa: a de um café em casa de Chico Buarque, na melhor zona de Ipanema, com direito a fotografia para a posteridade.
Dizia quem acompanhava o PM que o momento se proporcionou por um pedido brasileiro do próprio cantor/compositor a Lula da Silva, seu amigo de longa data.
Ao caso, uma cunha antiga: se lhe marcava um café com Sócrates.
As razões para tal convite são desconhecidas.
Acontece que Chico Buarque desmentiu esta versão. Disse ao Público que foi Sócrates quem o quis conhecer.
"Foi o vosso ministro quem pediu o encontro. Nem faria muito sentido eu pedir um encontro e o primeiro-ministro vir ter à minha casa", afirmou, mostrando-se indignado com a versão da história contada pelo staff de Sócrates.
A seguir a este desmentido, o gabinete do PM rectificou: afinal a iniciativa partira mesmo de Sócrates, que há algum tempo tinha dito a Lula que gostava de conhecer pessoalmente o cantor/escritor.
E a versão inicial (Chico a pedir o encontro) não passara, afinal, de um "erro de transmissão" no gabinete.
Seja como for, Sócrates não hesitou. Cortou ao meio uma reunião com empresários e lançou-se ao trânsito para ter uns minutos com quem disse ser o seu símbolo de juventude.
O primeiro-ministro aproveitou para pedir autógrafos para distribuir pela família.
Levava na cara um sorriso (para além de enorme cansaço), deixando cair um "vai ser um sucesso lá em casa".
No dia antes, de resto, o meio cultural brasileiro foi motivo para uma desventura.
Estava marcado, também no Rio, um jantar no consulado com 35 personalidades da vida cultural da cidade.
Mas, nesse dia, José Sócrates não esteve para tanto.
Deu ordem para reduzir o jantar ao mínimo, deslocou-o para um restaurante italiano da moda (também em Ipanema) e causou um embaraço ao cônsul português obrigado a desconvidar personalidades como a actriz Marília Pera, o ex-campeão do mundo de futebol Zico e, sobretudo, o ex-ministro e cantor Caetano Veloso.
Pelo meio, ficou um dia atribulado.
Vários encontros bilaterais desmarcados no Fórum das Civilizações, mais por culpa da desorganização do evento; um encontro com empresários que acabou com cadeiras a mais para os presentes (cerca de 20); e umas declarações à comunicação social tiradas a ferros.

(In Voz de Cardigos.com-texto integral)

1 comentário:

Gandaporra disse...

O Sócrates só se faz entender em castelhano. Daí o insucesso no Brasil, e o sucesso na Venezuela!