sábado, janeiro 06, 2007

Explicar ...Paula Rego


A pintora Paula Rego, apresenta no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, em Lisboa, uma das suas últimas grandes obras, intitulada "Vanitas".
Trata-se de um tríptico encomendado pela própria Gulbenkian para assinalar os 50 anos da sua fundação.
Inspira-se num conto de Almeida Faria, "Vanitas, 51 Avenue d'Iéna".
Esta obra de Paula Rego, que ficará exposta permanentemente no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, é uma "reflexão visual acerca do próprio conceito de vanitas enquanto precariedade da nossa frágil existência humana"...(!)
Depois de ter visto aquela grandecíssima encomenda feita pela Presidência da República para figurar no salão dos presidencialistas a figura de Jorge Sampaio... e observar como a conceituada Paula Rego pintou o rosto e as mãos do então estadista com pormenores de verdadeira mestria esquizofreniana... que fazem corar de inveja qualquer pintor-aprendiz de painéis publicitários, confesso que, a apartir daí, fiquei um grande admirador desta pintora.
E ainda mais fico, ao ver, agora, esta nova grandiosa (e sublime) pintura...
É por isso que peço a alguém que ande por aí a esta hora da noite... e caso perceba alguma coisa da pintura de Paula Rego, que me explique o seu estilo, a forma, ou lá que raio isso se chama... para ver se entendo alguma coisa do que esta pintora-pinta.
Como sou de compreensão lenta, agradeço que expliquem devagar, muito devagarinho e, se possível, façam uns bonecos... para ver se percebo melhor.

Sem comentários: