sexta-feira, outubro 10, 2008

A crise americana... É assim:

O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça "na caderneta" aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados.
Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobre preço que os pinguços pagam pelo crédito).
O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um activo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento, tendo o pindura dos pinguços como garantia.
Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.
Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capitais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu).
Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.
Até que alguém descobre que os bêbados da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência.
E toda a cadeia sifudeu !
Viu... é muito simples...!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Camilo, parabéns pela transposição deste post! Só as pessoas inteligentes podem simplificar, desta forma, as questões complicadas, como esta!

Esta explicação só peca por estar incompleta.

Falta dizer que:

1. Quando se descobre a "fraude", os YUPIES EMIBIÊI (eu também sou EMIBIÊI, mas dos verdadeiros! - por isso estou no desemprego) recorrem à ajuda dos governos, dos bancos centrais, etc,... para salvar os seus tachos - que lhes garantem vencimentos obscenos e prémios de gestão milionários, pela MERDA que fazem.

2. No dia seguinte, reservam a sala do restaurante mais caro de Monte Carlo, para onde convidam todos os seus "AMIGOS", gestores de bancos também em crise, e apresenta a conta ao seu banco "NACIONALIZADO" depois de FALIDO.

3. Entretanto, os PINGUÇOS, que estão no desemprego devido à actuação desastrosa dos TAIS BANCOS em crise, são processados pelo seu BIU pelas dívidas, e correm o risco de ir presos.

4. O seu BIU, como não consegue cobrar as dívidas e, por isso, não consegue pagar os seus impostos, vê a sua casa penhorada pelo fisco e vai viver para "baixo da ponte".

5. Os governos que andavam distraídos com outras questões mais importantes - como GARANTIR OS SEUS TACHOS NO FUTURO PRÓXIMO -, na pior das hipóteses serão reeleitos; mas se perderem as eleições, já terão garantido lugares de ADMINISTRADORES NÃO-EXECUTIVOS, nesses mesmos BANCOS.

6. Como o dinheiro não é ilimitado, para pagar isto tudo, há que aumentar a carga fiscal sobre os VERDADEIROS RESPONSÁVEIS por isto tudo - OS QUE TRABALHAM PARA TER UMA VIDA SIMPLES, MAS HONESTA - que, desta forma correm o sério risco de engrossar a classe dos PINGUÇOS!

Um abraço!

GPS

Anónimo disse...

Permita-me que só que acrescente um pensamento (polémico?):

Comparada com estes gestores bancários, a Dona Branca tem de ser considerada uma MÁRTIR do sistema!

(Nota explicativa ou pergunta incómoda: Se os clientes dos bancos, tomados de pânico, forem levantar o dinheiro que ali têm depositado, não vai acontecer o mesmo que aconteceu à Dona Branca? Apesar das GARANTIAS dos políticos - desde quando é que esses GAJOS têm credibilidade para GARANTIR SEJA O QUE FOR?)

Um abraço,

GPS

Camilo disse...

Amigo GPS...
A sua teoria sobre a D. Branca/bolsa, esta correta.
Foi também a minha ideia desde a 1ª hora em que os tubarões da banca, em conluio com o então "Cabaco", acabaram com o negócio (sobrevivência)... de milhares e milhares de portugueses.
Afinal, estes "quadrilheiros" (banqueiros e des-governantes), nunca gostaram de ver o povo português a "safar-se".
Todavia, julgo que está a chegar a hora do grande ajuste de contas...
Com esta crise instalada, e sem o poder de compra da classe média, o mais certo é o recurso à luta armada.
Alguém terá que se assumir:
-Exercito?
-Outras forças militarizadas?

Estarei a delirar?

Camilo disse...

Faltou-me dizer que, apesar da ceise, os FdaPuta estão preocupados com os... "casamentos gay".
E ninguém se manifesta contra.
Nem a porcaria da comunicação social.

Camilo disse...

Errata:
Apesar da crise...os filhos da puta, etc.