segunda-feira, maio 26, 2008

Onde é que o bastonário da Ordem dos Advogados errou?!!!

Juízes admitem cortar relações com bastonário dos advogados

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) considerou que as recentes declarações do bastonário dos advogados no Fórum da Maia «não são aceitáveis» e admite cortar relações com Marinho Pinto se este continuar a «manchar a honra dos juízes».

Em carta endereçada ao bastonário da Ordem dos Advogados (OA), com conhecimento ao Conselho Superior da OA, o presidente da ASJP, refere que as recentes declarações de Marinho Pinto, no Fórum da Maia, «não são admissíveis nem aceitáveis para os juízes portugueses e para a ASJP, enquanto sua estrutura representativa».
A ASJP lembra na carta que, desde a posse enquanto bastonário, António Marinho Pinto tem feito «sistemáticos ataques gratuitos à honra, consideração, dignidade e profissionalismo dos juízes portugueses.
Até ao momento, a ASJP tem procurado evitar responder a tais ataques».

Segundo a imprensa, o bastonário afirmou, nomeadamente, que «nada mudou dentro do tribunal desde o tempo do Marquês de Pombal. As pessoas têm de se dirigir ao juiz da forma mais submissa, nem com o Presidente da República é assim» e que os «magistrados são temidos, mas não respeitados».
O bastonário dos advogados terá ainda questionado a legitimidade dos juízes em Portugal - que «noutros países são eleitos pelo povo» -, recordou a «aberração» do caso Esmeralda. Assinalou a «perplexidade da opinião pública face à prisão do sargento Luís Gomes».
Sustentou que «o que se aplica é a vontade do juiz e não a lei».
E alertou que «a Justiça não tem donos, tem servidores, que devem ser todos».
Sem aludir especificamente a esta ou aquela afirmação de Marinho Pinto, o presidente da ASJP, refere contudo que «não é aceitável nem admissível que o bastonário continue a procurar denegrir injustamente os juízes, os quais lhe deviam merecer mais respeito e consideração».

2 comentários:

Gengis Khan disse...

Não é assim em todo o lado, felizmente, mas que se está a tornar regra, cada vez mais, lá isso tenho que concordar com o bastonário.
Há juizes colm uma arrogância desproipostirtada, e servem-se do poder que lhes é conferido para os fins mais diversos.

Anónimo disse...

O bastonário errou, ao considerar "cabála" as acusações ao pedófilo do PS...está na cara que não tem razão.