segunda-feira, novembro 19, 2007

"Os bascos (ainda) não são independentes"...!

Hoje tive um ligeiro bate-papo com um sindicalista amigo.
Contou-me que, ontem à noite, levou umas bastonadas da polícia, por causa do lixo de Lisboa.
Vi as imagens na TV. Confesso que me chocaram pela violência.
Este mesmo sindicalista fez também parte dos "mais de 200 mil em protesto" da manifestação de 18 de Outubro.
No primeiro caso, solidarizei-me com ele, dizendo-lhe que só lamento não terem morto cinco ou seis agentes (ou mais)... das tais "forças-da-ordem"!
No segundo caso, mostrei-lhe a minha estranheza pelo facto de (mais ou menos) 200 mil protestantes não terem, ao menos, virado do avesso uma viatura dum ministro... ou partido o vidro reflector do carro dum secretário de estado.
Fiz-lhe esta comparação:
Se uma manifestação destas, num país africano, for direitinha ao palácio do governo...
nem os familiares -nem os amigos- desse governo, ficam para contar como foi...
Depois, apresentei-lhe uma minha "teoria" (com 33 anos)...
Todo o individuo que estivesse em fase terminal (de vida) ou lhe fosse detectada uma doença com morte rápida... devia adquirir uma arma e matar um ou dois sacanas.
Mesmo que fosse apanhado e preso, isso pouca importância teria na sua vida.
Respondeu-me que "os bascos utilizam mais ou menos isso e continuam sem ser independentes"...
Finalizei:
-Sim, efectivamente, os bascos (ainda) não são independentes, mas... puseram o "sistema" em sentido.
O que se passa em portugal, em Espanha é impensável!!!
E o que se passa em portugal só tem uma expressão: C-O-B-A-R-D-I-A!!!

Sem comentários: