quinta-feira, março 22, 2007

Maria Vieira


Vi, com a minha mulher, a estreia de Maria Vieira no extinto Adóque em 1981.
Estávamos de férias.Fomos jantar a um dos restaurantes do Martim Moniz para fazer horas.
Como humorista que sempre fui... quis matar saudades vendo uma revista ("Paga as Favas"), coisa que há anos não fazia.
Fiquei deslumbrado quando vi um compére minúsculo e diferente de tudo o que até ali tinha visto:
A Maria Vieira.
De regresso a casa, perto da meia-noite e enquanto esperávamos o combóio no Cais do Sodré, diz-me a minha mulher:
-Olha, olha o rapazinho ou lá o que é ali ao fundo... está também à espera do nosso combóio... deve ser o marido que vem com ela...
Esporadicamente acompanhei os desempenhos da actriz.
Cheguei sempre à triste conclusão: não lhe arranjavam nenhum papel à altura do seu real talento.
Infelizmente, tem acontecido com Maria Vieira o que acontece a alguns actores cómicos da nossa praça: falta-lhes quem saiba escrever para eles, explorando todo o potencial das suas capacidades.
No presente caso da Maria Vieira, o papel que lhe destinaram para representar no programa do Herman, "Hora H" ultrapassa a raias do ridículo. Sem pernas para andar. Sem graça. Sem lógica. Falta de imaginação. Uma coisa verdadeiramente monstruosa.
Maria Vieira é inigualável. Tem um potencial natural de humor, único no país.
Infelizmente mal aproveitado por todos aqueles que lhe têm escrito os textos para representação.
Todavia, não creio que Maria Vieira passe ao lado duma grande carreira (comum nos futebóis)...
Pode ser que, um dia destes, eu bata à porta dela com uma pasta cheia de...
guiões à escolha!!!









1 comentário:

Anónimo disse...

Não admira que não sobresaia...sempre lhe deram algo menor para o valor que tem.O HORA H não tem pés nem cabeça,é das coisas mais tristes que o Herman fez ou fez criar.LAMENTA-SE...



adeptofranco